Email: Senha:
TODAS AS MATÉRIAS

Escolha a disciplina e vá
direto ao ponto!






Exclusivo para assinantes
QUESTÃO DO DIA

Questões com respostas e comentários formulados por professores.
Confira o calendário semanal!

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO
Português
ou Literatura
Matemática Física Química Geografia ou
História
Inglês ou
Espanhol
Biologia

Ver questões anteriores
 
PORTUGUÊS - 1/9

(Ufrgs 2010)

Nos últimos 500 anos temos falado e escrito a língua 14portuguesa no Brasil. Nos primeiros séculos, apenas 30% dos habitantes 13falavam a língua de Portugal, e nem todos a escreviam. Os 4outros 70% 1............... aloglotas, ameríndios e africanos. 7Foi necessário esperar até o século XVIII para que a língua portuguesa efetivamente se tornasse a língua majoritária do país.
8Que língua é essa que falamos e que escrevemos (tão pouco)? Continua a ser o português europeu? Ou já falamos o 15"brasileiro"?
Tem-se notado que desde o século XIX 2.............. a aparecer no português do Brasil alguns elementos fonéticos e gramaticais divergentes do uso europeu. Vejamos alguns poucos exemplos.
12Pronunciamos todas as vogais que precedem a vogal tônica, como em telefone, 18enquanto os portugueses passaram a apagá-las, dizendo tulfón. Às vezes deixamos cair as vogais iniciais, como em tá, por está, mantidas pelos portugueses em seu modo característico de atender ao telefone: 9está? está lá? Também alteramos bastante a gramática. Para ficar só num caso: no quadro dos pronomes pessoais, mantivemos eu e ele para a primeira e a terceira pessoas, mas estamos substituindo progressivamente tu por você e nós por agente. Vós desapareceu.
10Significaria 19então que já 16nasceu a língua brasileira? Algumas dificuldades impedem uma resposta positiva, pois muitos dos fenômenos 17diferenciadores 3............... já no português medieval. Indo 5por aqui, o português do Brasil seria considerado mais conservador que o português europeu, e a pergunta então não é se temos uma nova língua por aqui, 20e sim 11por que "eles" mudaram a língua por lá... Muito provavelmente, o português do Brasil está combinando características conservadoras e inovadoras, seguindo, 6nisso, uma direção distinta daquela do português europeu.

Adaptado de: CASTILHO, Ataliba T. de. Seria a língua falada mais pobre que a língua escrita? Impulso, Revista de Ciência Sociais e Humanas, São Paulo, UNIMEP, v. 12, n. 27, p. 85-104, 2000.


No terceiro e no quarto parágrafos do texto, o autor faz referência a uma oposição entre dois níveis de análise de uma língua: o fonético e o gramatical.

Verifique a que nível se referem as características do português falado em Portugal a seguir descritas, identificando-as com o número 1 (fonético) ou com o número 2 (gramatical).

( ) Construções com infinitivo, como estou a fazer, em lugar de formas com gerúndio, como estou fazendo.
( ) Emprego frequente da vogal tônica com timbre aberto em palavras como académico e antónimo,
( ) Uso frequente de consoante com som de k final da sílaba, como em contacto e facto.
( ) Certos empregos do pretérito imperfeito para designar futuro do pretérito, como em Eu gostava de ir até lá por Eu gostaria de ir até lá.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 2 – 1 – 1 – 2.
b) 2 – 1 – 2 – 1.
c) 1 – 2 – 1 – 2.
d) 1 – 1 – 2 – 2.
e) 1 – 2 – 2 – 1.



O comentário e a resposta desta questão estarão
disponíveis a partir do dia 02/09/2014.








Acesse todos os conteúdos exclusivo. Assine já!
Comentários
Ainda tem dúvidas sobre o site e
como assinar? Fale Conosco
   Copyright © 2010-2014 Escola24Horas S.A.