Redações Corrigidas - eunoenem
eunoenem
TODAS AS MATÉRIAS

Escolha a disciplina e vá
direto ao ponto!






Exclusivo para assinantes
REDAÇÕES CORRIGIDAS

Obesidade: problema de saúde pública

Cerca de 13% da população adulta do mundo é obesa. No Brasil, mais da metade dos brasileiros, 55,7%, estão com excesso de peso e a prevalência da obesidade é de 19,8%.

Uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade está com excesso de peso, e 8,4% dos adolescentes são obesos, segundo dados do Ministério da Saúde. E o mais preocupante: adolescentes das camadas mais pobres da população estão mais obesos e ainda sofrem de desnutrição, segundo estudo da  Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia e da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia. Especialistas em nutrição indicam que o uso contínuo de alimentos processados, geralmente de preço mais baixo, como biscoitos, salgadinhos refrigerantes, pode ser um dos fatores da obesidade. Por terem maior aporte calórico, serem vendidos em grandes quantidades, serem mais baratos e de sabor intenso, acabam atraindo esse público mais vulnerável.

Some-se a isso a falta de exercícios físicos regulares e a tendência ao sedentarismo, expresso em horas à frente de televisão ou computadores, em jogos ou outras diversões eletrônicas.

As  chances dessas pessoas desenvolverem as chamadas doenças crônico-degenerativas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão ou cardiopatias são grandes e aumentam à medida em que não recebem orientação e prevenção adequados. Estima-se que o custo com o tratamento de doenças associadas à obesidade representa 5% dos gastos com saúde. Por isso a obesidade não é um problema individual, mas um problema de saúde pública e a Organização de Saúde instituiu 11 de outubro como Dia Internacional de Combate à Obesidade, para apoiar soluções que ajudem as pessoas a alcançar e manter um peso saudável e estimular políticas de combate a esse problema de saúde pública.

O que você acha que o poder público pode fazer, efetivamente, para combater a obesidade?


Voltar para os temas.

Selecione a redação que deseja ler:

Danielle Genunço de Freitas - 5,0

Talita Borges Pinto de Oliveira - 6,0

MAYNARA AMORIM SANTOS - 3,0

Daniele de Lima Silva - 6,5

Amanda Vale de Deus Pinna - 8,5

Vitória Ana - 7,0

Larissa Silva Pegado dos Santos - 8,0














Esqueceu sua senha?
Acesse todos os conteúdos exclusivo. Assine já!
Ainda tem dúvidas sobre o site e
como assinar? Fale Conosco
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.