Redações Corrigidas - eunoenem
eunoenem
TODAS AS MATÉRIAS

Escolha a disciplina e vá
direto ao ponto!






Exclusivo para assinantes
REDAÇÕES CORRIGIDAS

Um país endividado: falta emprego ou educação financeira?

Em março de 2019 o Brasil alcançou um triste recorde: o de cidadãos endividados. 3 milhões de pessoas, correspondendo a 40,3% da população adulta.

O aumento do desemprego e a inflação dando sinais de crescimento resultaram em perdas de renda do consumidor, com consequências diretas na inadimplência.

O que faz de nós um país de endividados? Desemprego e inflação são dois fatores fortes, sem dúvida, além dos altos juros cobrados pelos cartões de crédito e cheque especial, mas especialistas alertam também para a falta de educação financeira do brasileiro.

Pesquisas da Confederação Nacional do Comércio indicam que boa parte das famílias que têm dívidas já viviam com um orçamento bem apertado, sem reservas e ao adquirirem algo que o orçamento não permite que paguem à vista, acabam se endividando.

Há também um dado cultural: é comum o brasileiro perguntar se pode parcelar ou em quantas vezes pode pagar por algo. Em outros países, com maior grau de educação financeira, o pensamento é diverso: as pessoas perguntam quanto precisarão economizar por mês para adquirir um bem no futuro.

Uma vida financeira saudável pressupõe ter consciência dos gastos e o hábito de se poupar mensalmente e a  educação financeira é algo tão relevante que a partir de 2020 ensiná-la será obrigatório nas escolas brasileiras, no ensino fundamental e na educação infantil.

E você, o que acha? Qual a razão para o Brasil ser um país de endividados?


Voltar para os temas.

Selecione a redação que deseja ler:

DANIELLA - 4,0

Larissa Aparecida de Almeida Lopes - 4,0

Marcelo Soeiro - 4,5

Larissa Silva Pegado dos Santos - 5,5














Esqueceu sua senha?
Acesse todos os conteúdos exclusivo. Assine já!
Ainda tem dúvidas sobre o site e
como assinar? Fale Conosco
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.