Mobilidade urbana x transporte público
O direito constitucional de ir e vir parece ameaçado a cada dia para o cidadão que se vê preso em congestionamentos intermináveis.
O Brasil desenvolveu uma estrutura de transporte baseada principalmente na utilização de veículos a motor (carros, caminhões e ônibus) . O metrô ainda tem uma participação muito pequena no total de trajetos cumpridos diariamente pelos brasileiros e o serviço de trens apresenta problemas de qualidade na oferta.
O Brasil não teve, ao longo das últimas décadas, uma política de massificação e melhoria dos transportes públicos e pela Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, embora os investimentos devam ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal.
O problema veio se agravando e as políticas governamentais de incentivo à indústria automobilística, favorecendo a aquisição de carros, só fizeram agravar o problema.
Fala-se muito do trânsito de Sào Paulo, mas estudos recentes apontam que o Rio de Janeiro é a terceira cidade do mundo onde se perde mais tempo no trânsito, com o oitavo pior horário "de rush" durante a tarde. Por esse estudo São Paulo ficou no 36º lugar.
Além do desperdício de horas para cada usuário, soma-se a perda financeira, ou seja o quanto se deixa de produzir quando se está preso num engarrafamento.
Para você, o que deve ser feito para minimizar esse problema ? Apresente uma proposta de intervenção , com argumentos sólidos.
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maria kariane jesus de andrade - 7,0