Redações Corrigidas - eunoenem
eunoenem
TODAS AS MATÉRIAS

Escolha a disciplina e vá
direto ao ponto!






Exclusivo para assinantes
REDAÇÕES CORRIGIDAS

A polêmica do sistema de cotas

Em abril de 2012 o Supremo Tribunal Federal decidiu que o sistema de cotas raciais, adotado por universidades públicas para reserva de vagas para negros, índios e pardos não contraria a Constituição Brasileira.

Ao propor o sistema de cotas, o governo argumentou que estava corrigindo injustiças históricas geradas pela escravidão no Brasil, evidenciadas pelo fato de negros e índios terem menos acesso à educação superior e, em razão disso, menores chances no mercado de trabalho.

No Brasil temos ainda as chamadas cotas sociais, para alunos vindos de escolas públicas e deficientes físicos, e cotas mistas, para estudantes negros que estudaram na rede pública.

Os contrários ao sistema afirmam que somos uma sociedade mestiça e, por isso, há risco de distorções no processo de seleção. E também que no Brasil, ao contrário do que ocorreu, por exemplo, nos Estados Unidos até a década de 60, os negros não foram impedidos de ingressar nas universidades por motivos raciais. O não-acesso era em consequência das condições econômicas e que, portanto, as cotas deveriam ter como critério a condição social.

E você, o que acha disso?


Voltar para os temas.

Selecione a redação que deseja ler:

DARLAN LIMEIRA DA SILVA - 10,0

Letícia - 8,5














Esqueceu sua senha?
Acesse todos os conteúdos exclusivo. Assine já!
Ainda tem dúvidas sobre o site e
como assinar? Fale Conosco
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.